Press "Enter" to skip to content

#BONUS – Como Entender a Educação Hoje – Prof. Dr. Joel Gracioso

#BONUS – Como Entender a Educação Hoje – Prof. Dr. Joel Gracioso

 
 
00:00 / 1:27:58
 
1X
 

IbiraCast Especial: Episódio BÔNUS —

Em nosso primeiro IbiraCast Especial (episódio bônus) dividimos com vocês o conteúdo exclusivo do evento “Como Entender a Educação Hoje” realizado e patrocinado pelo núcleo de Famílias da Ibira Igreja (@ibira.igreja).

Neste encontro o Prof.Dr. Joel Gracioso (@joelgracioso) nos brinda com toda sua experiência adquirida no campo da educação  como aluno, professor, pesquisador e pai. Ele faz uma análise crítica muito bem fundamentada do estado atual da educação brasileira, abordando tanto a educação dita formal (acadêmica) quanto a educação natural (familiar e social).

Sua abordagem, embora profunda em conteúdo, é bastante acessível a todos que se interessam pelo assunto educação, desde professores, pais, avôs, tios, educadores e influenciadores dos processos educativos de nossos pequenos (e grandes também).

O Prof. Joel Gracioso (https://www.joelgracioso.com.br), muito além de elencar problemas, aponta, com esperança, para soluções e caminhos fundamentados numa cosmovisão cristã, não-ideológica, encontrados na Educação Clássica.

Entendendo que não se forma uma visão de educação que seja apartada de uma cosmovisão antropológica que a defina, ele sustenta, com conhecimento de causa, o re-estabelecimento da autoridade de pais, professores e educadores, num modelo de educação que vê no encontro eterno com o Deus criador e bondoso, o fim último da existência humana.

A educação, assim vista, tem a função sublime de levar (e elevar) o ser humano a efetivamente realizar o seu maior potencial, seu fim último, e não somente a almejar e alcançar fins intermediários.

O Prof. Joel Gracioso nos lembra que, como tudo que é elevado e sublime, a tarefa da educação positiva não é fácil de realizar, mas também como tudo que é elevado e sublime, vale à pena encarar o bom combate e se engajar nesta essencial tarefa, sob o risco de que outros o façam em nosso lugar, com fins que sejam tudo menos nobre, elevado ou divinos.

Ouça, reflita e compartilhe.